O blog
faz parte de um programa do governo do Estado de São Paulo para a Formação a
Distância de Educadores, "MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO- MATEMÁTICA".
Foi
iniciado com três encontros presenciais, onde discutimos vários assuntos, entre
eles:
· CURRÍCULO , COMO PREPARAR UMA
AULA,QUAL O PERCURSO, AVALIAÇÃO.
· A AULA ESSENCIAL ,
Qual
seria essa aula essencial? Como seria? Você sabe?
Seria
aquela aula CONTEXTUALIZADA (que mobiliza/problematiza), onde a EXPLICAÇÃO
(analisa / justifica), a INVESTIGAÇÃO (encaminha/ organiza e mostra respostas)
e a CONCLUSÂO (sintetiza/ utopiza).
A
consequência da aula: "Toda aula tem em si uma hiperaula."
Mas dizem
que à muitos equívocos (bem intencionados, é lógico), como:
A aula
"gôndola"
· quanto mais melhor;
· oferta indiscriminante;
· conteúdo para consumo.
O
professor tem que interagir com seu aluno, fazendo com que ele assimile o
conteúdo, falar de modo singelo e simples, iniciar com a lousa, e finalizar com
o o que aprendeu /ou uma auto avaliação.
Após a
clareza das questões, (desenvolver questão enriquecedoras, amplificadoras,
contextualizadas), a “aula essencial tem que ter”:
· o espanto, a curiosidade, o
humor, o absurdo.
· as histórias, as soluções
· as pesquisas, a lógica, a
conclusão, as regras. o "ainda não"
· os desafios para a classe, a
dimensão social, a ética, as utopias...
Mas não
podemos esquecer das zonas de sensibilidades a serem desenvolvidas:
· novas curiosidades
· atividades em grupo
· interdisciplinaridade
· apoio de múltiplas mídias
· a solidariedade
· ...
Enfim, a
nossa "bala de prata", está em nossas mãos.Os nossos 10 minutos mais
preciosos de nossa inteira responsabilidade, "o nosso trabalho"
"ENSINAR
É UM EXERCÍCIO DE IMORTALIDADE.
DE ALGUMA
FORMA CONTINUAMOS A VIVER NAQUELES CUJOS OLHOS APRENDERAM A VNUAMOS A VER O
MUNDO PELA MAGIA DA NOSSA PALAVRA.
O PROFESSOR,
ASSIM, NÃO MORRE JAMAIS..."
( Rubens Alves )
Nenhum comentário:
Postar um comentário