sábado, 1 de junho de 2013

O QUE ESTOU APRENDENDO SOBRE OS BLOGS

Durante esse trabalho desenvolvendo um  projeto de aprendizagem sobre o uso do blog na educação, eu visitei vários blogs educativos e fiquei bastante impressionada com a riqueza de informações existentes .
A pesquisa veio confirmar , que os blogs são importantes ferramentas pedagógicas e que podem ser utilizados em várias áreas de ensino, constituíndo-se em uma alternativa de comunicação em educação. São um meio de divulgação das produções de professores e alunos, bem como, possibilitam uma formação descentralizada através da troca de experiências entre os professores, possibilitando a reinvenção do trabalho pedagógico.
Tive a oportunidade de descobrir através de minha pesquisa , que existem vários blogs educativos direcionados para os professores das séries iniciais, que podem ajudar os professores no seu trabalho com os alunos, através de atividades diversificadas e que se contribuem na formação de uma rede de saberes entre os professores.
O blog abre as atividades da escola para outras escolas, cidades e até países., ampliando a visão de mundo do professor e da turma.

MÓDULO 2

Estudos e reflexões a respeito da leitura e da escrita, fortalecendo essa rede de aprendizagem.

Neste módulo estudaremos como a leitura e a escrita fizeram parte de nossa vida...
conte nos mais um pouco de sua história...

MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 2013

Módulo 1 - Apresentação do curso

O objetivo é ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias, uma das exigências para uma participação mais efetiva, letrada e cidadã na sociedade.

Introdução

O primeiro módulo tem como objetivo abordar algumas práticas de leitura e escrita muito comuns na internet.

Atividade 1 - Fórum (discussão da seguinte pergunta.)

O uso da história da Matemática em sala de aula tornou-se uma abordagem importante na educação matemática, particularmente por promover uma contextualização do conceito a ser aprendido. Essa abordagem pode ser significativa no âmbito do desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos do Ensino Fundamental II?

E ai o que acharam?