sábado, 1 de junho de 2013

MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 2013

Módulo 1 - Apresentação do curso

O objetivo é ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias, uma das exigências para uma participação mais efetiva, letrada e cidadã na sociedade.

Introdução

O primeiro módulo tem como objetivo abordar algumas práticas de leitura e escrita muito comuns na internet.

Atividade 1 - Fórum (discussão da seguinte pergunta.)

O uso da história da Matemática em sala de aula tornou-se uma abordagem importante na educação matemática, particularmente por promover uma contextualização do conceito a ser aprendido. Essa abordagem pode ser significativa no âmbito do desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos do Ensino Fundamental II?

E ai o que acharam?




2 comentários:

  1. Há varias maneiras de se introduzir a história da matemática na sala de aula, como pesquisa, como os “enigmas” em problemas curiosos, como conhecimento e como introdução e muitas outras maneiras, e assim o aluno tem uma nova maneira de ver a matemática, ver que a matemática é feita por seres humanos, pessoas comuns e de sentimentos, e que podem ser percorridas hoje em dia por qualquer pessoa e não somente por pessoas incomuns, pois é esta a idéia de nossos alunos, a matemática não e para pessoas normais.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Flávia! A ideia do raciocínio matemático ser algo separado de sensibilidade, de humanidade, distante da realidade da vida da gente sempre assustou um pouco pessoas como eu, por exemplo. Dissociar a matemática de algo apenas para mentes privilegiadas e, muito pelo contrário, mostrar que é algo presente e necessário no nosso dia a dia é devolver essa disciplina ao seu verdadeiro papel no mundo de hoje, é dar a ela o devido valor.
    Parabéns ao grupo pelo blog!

    ResponderExcluir