O objetivo é ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias, uma das exigências para uma participação mais efetiva, letrada e cidadã na sociedade.
Introdução
O primeiro módulo tem como objetivo abordar algumas práticas de leitura e escrita muito comuns na internet.
Atividade 1 - Fórum (discussão da seguinte pergunta.)
O uso da história da Matemática em sala de aula tornou-se uma abordagem
importante na educação matemática, particularmente por promover uma
contextualização do conceito a ser aprendido. Essa abordagem pode ser
significativa no âmbito do desenvolvimento da competência leitora e escritora
dos alunos do Ensino Fundamental II?
E ai o que acharam?
Há varias maneiras de se introduzir a história da matemática na sala de aula, como pesquisa, como os “enigmas” em problemas curiosos, como conhecimento e como introdução e muitas outras maneiras, e assim o aluno tem uma nova maneira de ver a matemática, ver que a matemática é feita por seres humanos, pessoas comuns e de sentimentos, e que podem ser percorridas hoje em dia por qualquer pessoa e não somente por pessoas incomuns, pois é esta a idéia de nossos alunos, a matemática não e para pessoas normais.
ResponderExcluirÉ verdade, Flávia! A ideia do raciocínio matemático ser algo separado de sensibilidade, de humanidade, distante da realidade da vida da gente sempre assustou um pouco pessoas como eu, por exemplo. Dissociar a matemática de algo apenas para mentes privilegiadas e, muito pelo contrário, mostrar que é algo presente e necessário no nosso dia a dia é devolver essa disciplina ao seu verdadeiro papel no mundo de hoje, é dar a ela o devido valor.
ResponderExcluirParabéns ao grupo pelo blog!