segunda-feira, 17 de junho de 2013

Números Racionais

Plano de aula: Números Racionais
Disciplina: Matemática
Turma: 7º série 8ª Ano do Ensino Fundamental
Aulas Previstas: 10 horas/aulas
Tema da Aula: Números Racionais

Conteúdo: classes de equivalência; frações equivalentes: razões entre dois números; números racionais; dizima periódica; potências; propriedades de potências; porcentagem.

Narrativa: Os Números Racionais surgiram da necessidade de representar partes de um inteiro. No Egito Antigo, durante inundações do Rio Nilo, muitas terras ficavam submersas, e isso fazia com que elas recebessem nutrientes. Essas terras tornavam-se muito férteis para a agricultura. Dessa forma, quando as águas baixavam, era necessário remarcar os limites entre os terrenos de cada proprietário. No entanto, por mais eficientes que tentassem ser, não encontravam um número inteiro para representar tais medidas, o que os levou à utilização de frações.
Assim, o conjunto dos números racionais engloba todos os números fracionários e as dízimas periódicas (números decimais). O conjunto é representado pela letra Q maiúscula.
Justificativa: A partir de uma avaliação diagnostica detectou-se a importância de se trabalhar as competências  de observar, realizar e compreender as habilidades (H01, H02, H03, H10, H15 e H16) a partir do conteúdo “números racionais”
Estratégias: Identificar propriedades comuns entre objetos ou números; construir classes de equivalência; analise de dados; construção e análise de tabelas e gráficos; uso de calculadora; interpretação de dados.
Metodologia: As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno e, a partir das mesmas, serão ministradas aulas teóricas, explicativas, expositivas utilizando o conhecimento já adquirido e a construção de novos conhecimentos;
Propor algumas situações problemas do cotidiano em que os alunos utilizem números decimais para que os mesmos possam responder oralmente; Discussão e correção colaborativa das atividades.
Recursos didáticos: Textos impressos, vídeo software (jogos educacionais sobre os números racionais); livros didáticos, giz e lousa.
Recursos utilizados: Jornais, revistas, calculadoras, sala de multimídia, caderno do professor e do aluno.
Avaliação: Avaliação escrita; Atividade em sala de aula; Resolução de exercícios em sala de aula e extraclasse, Trabalho de pesquisa.
Neste processo os alunos serão avaliados , de forma contínua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto a compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.
Recuperação: A convivência e a oportunidade do recurso a múltiplos instrumentos de avaliação de recuperação podem ocorrem com revisão de conceitos e exercícios não fixados e que uma das formas poderá ser os jogos, enfatizando a construção de conceitos matemáticos por meio da qual estes se tornam ativos na sua aprendizagem.



MAPA









Números Naturais








Números Inteiros






Radiciação

Fração (equivalente Irredutível
Potenciação
NÚMEROS RACINOAIS
Porcentagem
Campo aditivo e multiplicativo

Decimal (exato e Dizima Periódica)






Valor Posicional




Você sabe o que está comendo?
A dica da vovó, o anúncio da televisão e até mesmo interesses políticos se misturam com
pesquisas sérias e confundem o consumidor, ávido por receitas para emagrecer e viver mais.
Essa mistura de interesses se transformou em um grande refogado de mitos.
Os enganos começam pela carne. E a principal vítima dos preconceitos é a de porco. Originalmente, ela era gordurosa. Mas há tempos perdeu medidas. “A seleção genética segue a
tendência light do mercado e dá preferência aos animais magros”, informa Luciano Roppa,
veterinário especializado em nutrição animal. Antes, a capa de gordura tinha em média 5,5
centímetros – agora tem 1,5 centímetros. O bife de pernil tem hoje a metade da gordura saturada
de um bife de filé mignon com o mesmo tamanho. E praticamente metade do colesterol presente na mesma medida de uma coxa de frango com pele.
Mas isso não significa que a gordura saturada deve ser demonizada e cortada da alimenta-
ção, pois é ela que recobre e protege as células cerebrais. Ou seja, é importante. “Não sei de
onde veio a idéia de que não se deve comer gordura saturada”, questiona Semíramis Martins
Domene, da Faculdade de Nutrição da Universidade de Campinas. “Precisamos dela assim
como precisamos do colesterol. O problema são as quantidades”.
É o excesso que tem feito até dos sucos de frutas uma ameaça à saúde. Mesmo sendo 100%
naturais, os sucos não devem ser consumidos à vontade, por serem calóricos. Sede se mata com
água, que não tem calorias.
(Adaptado de BOCK, Lia. Época, 25/07/2005.)
ATIVIDADE
Uma dieta recomenda a ingestão de uma mesma quantidade total de calorias por dia. Essa ingestão
deve ser assim distribuída:
PROTEINAS: 3/5 do total de calorias +50
CARBOIDRATOS: 2/7 do total de calorias + 56
LIPIDEOS: 150 calorias
A)     Determine a quantidade total de calorias a serem ingeridas, por dia, durante a dieta.
B)      Calcule a quantidade de calorias a serem ingeridas sob a forma de proteínas, por dia, durante a dieta.

Um comentário:

  1. A construção do plano de aula é uma ferramenta importante para nortear o trabalho do professor e o mapeamento desse trabalho facilita a discussão dos temas envolvidos.

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