quarta-feira, 5 de junho de 2013

LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA:



Nas aulas de matemática, as oportunidades de leitura não são tão
freqüentes quanto poderiam, pois os professores tendem a promover muito mais
atividades de “produção matemática” entendida como resolução de exercícios.
Práticas de leitura não apenas de textos, mesmo que teóricos, de matemática,
como também de descrição ou explicação escrita de procedimentos são, muitas
vezes, preteridas em beneficio das explicações dos macetes e das receitas.
(FONSECA & CARDOSO, 2005 p.66)

A matemática como é considerada normalmente, ou seja, a matemática
formalizada que se encontra nos livros didáticos e manuais escolares, é bastante
rígida e abstrata. Dentro de uma teoria formalizada não se vê a história da
descoberta, não se percebe os erros, nem se pode fazer novas descobertas
(CARRASCO, 2001, p.200)

Se considerarmos o ensino e aprendizagem de matemática em termos de práticas
sociais, estaremos partindo do pressuposto de que ensinar e aprender matemática
envolve indivíduos participantes e inseridos em um contexto sociocultural no
qual compartilham dentre outros aspectos costumes, valores e culturas. (PIRES,
2006, p.7)

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