quinta-feira, 20 de junho de 2013

PLANO DE AULA

Plano de Aula
NÚMEROS RACIONAIS

Disciplina: Matemática


Turma: 9° ano do Ensino Fundamental


Tempo pedagógico previsto: 10 horas/aula


Tema da aula: Números racionais




Justificativa


De acordo com o PCN, o ensino da Matemática no fundamental II, deve levar o aluno a ampliar e construir novos significados para os números a partir de sua utilização no contexto social e da análise de alguns problemas históricos que motivaram sua construção, e também ampliar e consolidar os significados dos números racionais a partir dos diferentes usos em contextos sociais e matemáticos. Assim, acredito que esse plano de aula, bem como o seu mapeamento de percurso, são de grande valia para a (re)construção e o aperfeiçoamento desse conteúdo, permitindo ao educando consolidá-lo e relacioná-lo com o seu cotidiano.




Objetivo Geral


Levar os alunos à reflexão, discussão e compreensão da característica dos números racionais e da sua importância no seu cotidiano, através de diferentes atividades em que estejam presentes variados contextos e nos quais surjam a necessidade da utilização dos números racionais.




Conteúdos


Representação de números racionais: Exatos e Dízimas Periódicas;
Operações com racionais – adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação;
Frações: equivalentes, relação entre fração e decimais, novos significados para fração;
Porcentagem.




Habilidades e competências


  • Representar um número na forma decimal;
  • Compreender a estrutura do sistema de numeração decimal;
  • Representar um número decimal a partir da sua nomeação em língua materna;
  • Compreender a equivalência entre as casas decimais e efetuar transformações: décimos em centésimos; unidades de milésimos, etc;
  • Reconhecer a correspondência entre a notação decimal e as frações decimais;
  • Transformar um número decimal em uma fração decimal e em ou representação por porcentagem;
  • Realizar as operações de adição e subtração com números decimais;
  • Estabelecer relação entre conceitos e linguagens: frações/decimais/porcentagem;
  • Saber identificar e reconhecer informações numéricas envolvendo frações e decimais em contextos diversificados;
  • Calcular porcentagens a partir da razão entre partes e o todo de uma situação-problema;
  • Organizar um conjunto de elementos em classes de equivalência, a partir de uma propriedade dada;
  • Comparar distintos significados da ideia de fração, compreendendo suas semelhanças e diferenças;
  • Compreender o conjunto dos números racionais reconhecendo cada numero racional como um representante de uma classe de frações equivalentes;
  • Compreender o campo dos números racionais como composto por números cuja representação decimal pode ser finita ou infinita e periódica;
  • Reconhecer as condições que fazem com que uma razão entre inteiros expresse uma dizima periódica;
  • Prever o tipo de representação decimal de uma fração irredutível a partir de analises e estratégias de fatoração do seu denominador;
  • Compreender a utilidade das potencias, bem como as raízes, na representação de números decimais;
  • Operar as propriedades da potenciação e radiciação;
  • Reconhecer a potenciação e radiciação em situações contextualizadas.


            Estratégias


  • Utilização do soroban para explorar a representação de um número decimal e facilitar a compreensão do valor posicional de cada algarismo;
  • Uso da linguagem mista (materna e matemática) para dar significado a representação e as operações com números decimais;
  • Uso de malhas quadriculadas e de figuras;
  • Exploração, resolução e discussão de situações-problemas envolvendo os diferentes tipos de razão;
  • Identificar propriedades comuns entre objetos ou números;
  • Construir classes de equivalência;
  • Analise de dados;
  • Uso de calculadora.




Metodologia


  • As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno e, a partir das mesmas, serão ministradas aulas teóricas, explicativas, expositivas e dentre outras. Exemplo de atividade - problemas do cotidiano.

Você sabe o que está comendo?
A dica da vovó, o anúncio da televisão e até mesmo interesses políticos se misturam com
pesquisas sérias e confundem o consumidor, ávido por receitas para emagrecer e viver mais.
Essa mistura de interesses se transformou em um grande refogado de mitos.
Os enganos começam pela carne. E a principal vítima dos preconceitos é a de porco. Originalmente, ela era gordurosa. Mas há tempos perdeu medidas. “A seleção genética segue a
tendência light do mercado e dá preferência aos animais magros”, informa Luciano Roppa,
veterinário especializado em nutrição animal. Antes, a capa de gordura tinha em média 5,5
centímetros – agora tem 1,5 centímetros. O bife de pernil tem hoje a metade da gordura saturada
de um bife de filé mignon com o mesmo tamanho. E praticamente metade do colesterol presente na mesma medida de uma coxa de frango com pele.
Mas isso não significa que a gordura saturada deve ser demonizada e cortada da alimenta-
ção, pois é ela que recobre e protege as células cerebrais. Ou seja, é importante. “Não sei de
onde veio a idéia de que não se deve comer gordura saturada”, questiona Semíramis Martins
Domene, da Faculdade de Nutrição da Universidade de Campinas. “Precisamos dela assim
como precisamos do colesterol. O problema são as quantidades”.
É o excesso que tem feito até dos sucos de frutas uma ameaça à saúde. Mesmo sendo 100%
naturais, os sucos não devem ser consumidos à vontade, por serem calóricos. Sede se mata com
água, que não tem calorias.
(Adaptado de BOCK, Lia. Época, 25/07/2005.)
ATIVIDADE
Uma dieta recomenda a ingestão de uma mesma quantidade total de calorias por dia. Essa ingestão
deve ser assim distribuída:
PROTEINAS: 3/5 do total de calorias +50
CARBOIDRATOS: 2/7 do total de calorias + 56
LIPIDEOS: 150 calorias
A)Determine a quantidade total de calorias a serem ingeridas, por dia, durante a dieta.
B)Calcule a quantidade de calorias a serem ingeridas sob a forma de proteínas, por dia, durante a dieta.


Apresentação de um Slide falando da importância de estudar os números racionais;
  • Leitura de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do aluno, como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo;
  • Propor algumas situações problemas do cotidiano que os alunos utilizam números decimais para que os mesmos possam responder oralmente;
  • Discussão/correção colaborativa das atividades ( Feedback );




Recursos didáticos


Textos impressos, projetor de slides, notebook, vídeo “o homem que calculava” ( http://youtu.be/XdSmQ_kBn6I ), software (jogos educacionais sobre os números racionais);




Avaliação


Neste processo os alunos serão avaliados, de forma contínua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.


Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.

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